O nascimento do Andebol Federado no Distrito de Leiria remonta ao anos de 1972 com o aparecimento do Sporting Clube Marinhense na Categoria de Seniores masculinos. Na época seguinte, mais um clube iniciou a sua atividade com uma equipa no escalão Júnior, o Ateneu Desportivo de Leiria.
Dois anos volvidos, surgem os clubes que vieram impulsionar a modalidade com o despoletar de muitos praticantes, o A.C.S (Atlético Clube da Sismaria) e a U.D.L (União Desportiva de Leiria). A Partir de 1976, uma grande campanha de difusão e sensibilização da modalidade atira-a nos anos imediatos para o "TOP" desportivo.
O Andebol Leiriense atinge então a 3ª posição na escala Nacional no que se refere a número de praticantes. A abertura da prática desportiva no após 25 de Abril também contribuiu para o aumento significativo de atletas, de 200 para 760. Os recintos escasseiam, as condições económicas pioram, a formação de quadros estagna dando origem a uma crise associativa e consequentemente a uma redução substancial de clubes e praticantes. A dita crise directiva avoluma-se ano após ano, constantes sucessões nos quadros directivos levam a modalidade a um marasmo que faz várias chagas. A desorganização é grande e o pior pode acontecer.
Neste periodo clubes houve que aguentaram a modalidade, não só pelas responsabilidades contraídas até então, mas, e também pelo gosto e dedicação à causa.
Dispondo de um reduzido e jovem quadro técnico mas de certo modo valoroso, Leiria consegue atingir em termos destacáveis um titulo nacional de Juvenis Masculinos (A.C.S) e igual façanha a nível da Selecção de iniciados. Estes foram por certo os títulos mais saborosos conseguidos a nível Distrital sob a Sigla da A.D.L..
Do ponto de vista organizativo, Leiria, salvo raras exceções, limita-se a dar seguimento às necessidades diárias, não entrando em grandes organizações que possibilitem a reabilitação e a dinamização da modalidade.
As condições eram precárias.
Em 1985 nos bastidores da modalidade pensa-se alterar a estrutura associativa. O Pensamento começa a tomar forma própria, e a 29 de Abril de 1987, realiza-se com a escritura dos estatutos e criação da A.A.L..
A independência era assim atingida.
A 26 de Junho e 30 de Outubro de 1987 reúne-se a comissão instaladora da Associação de Andebol de Leiria, com o objetivo de aprovar o regulamento geral desta associação.
Comissão Instaladora
- Francisco Manuel Zúquete Martins Fernandes
- Humberto de Jesus Bernardes
- Joaquim Nazaré Monteiro
Clubes Fundadores
- Associação Alcobacense Cultura e Desporto
- Associação Desportiva Portomosense
- Associação Recreativa Planalto
- Atlético Clube da Sismaria
- Colégio Conciliar Maria Imaculada
- Externato D. Fuas Roupinho
- Juventude Desportiva do Lis
- Núcleo Amador de Pombal
- Sporting Clube das Caldas
- União Desportiva de Leiria